Como é a Umbanda?
Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

A Umbanda é uma religião de caridade, onde existe todo um sistema para atender consulentes, que são como chamamos as pessoas atendidas, que perante seu merecimento e necessidade, recebem ajuda das entidades espirituais, que incorporam nos médiuns e também dos Orixás.

1-Culto as Entidades e o Trabalho que  Elas Fazem
                  Através da  mediunidade de incorporação os espíritos podem atender consulentes, dos quais  recebem conselhos e ajuda das entidades espirituais, os beneficiando em três  pontos:
  1-Através da conversa.
  2-Através das energias que a entidade envia a ela, tanto  sua, como dos Orixás.
                3-Através da atuação fora do terreiro, indo nos  ambientes que o consulente frequenta e ajudando ele, as entidades que estão nos  ambientes e as outras pessoas envolvidas. 

                  Uma  quantidade grande das entidades que se comunicam são seres iluminados,  ascencionados, santos, como os Ansiões, também chamados de Pretos Velhos,  Guardiões, também chamados de Exus e Caboclos, que ajudam cada um de uma forma. 
                  São seres  muito amorosos, por isso nos apegamos muitas vezes a eles, por isso em alguns  centros se faz rodizio de entidades, onde o Cambono e o consulente mudam os  médiuns e entidades que os atendem, pois cada entidade tem um tipo de trabalho  e uma especialidade, sendo muitas vezes preciso escutar ensinamentos de outras  entidades espirituais. 
                  Cambonos são  médiuns de doação de energia e secretários das entidades, que ficam do lado do  médium incorporado, auxiliando o espirito que faz a consulta. 
                  Para o  espirito poder contar com a energia do Cambono, ele precisa prestar atenção na  conversa, e muito frequentemente, o que acontece é que os mesmos ensinamentos  que servem para o consulente, servem também para o Cambono e o médium, por isso  se busca que essa pessoa que utiliza a incorporação, se busca hoje em dia que  ela fique consciente. 

                  Assim na  Umbanda se auxilia muitas pessoas e espíritos, pois comumente, as pessoas tem  muitos espíritos do lado delas, tanto obsessores, quanto entidades sofredoras  ou outros tipos de seres, podendo sempre ajudar.

                  A Umbanda  não deixa de ajudar ninguém, dentro de seus merecimentos e necessidades, tanto  os consulentes, os médiuns, os Cambonos e os espíritos.   
                  Os espíritos  que incorporam na Umbanda frequentam escolas no Plano Celestial ou Mental, que  é a dimensão dos iluminados, que aprendem a fazer o trabalho que exercem tanto  na Umbanda quanto em outros locais, tanto espirituais, como os que ajudam as  pessoas, como hospitais, clinicas, centros de reabilitação e etc. 
                  Os trabalhos  que os espíritos aprendem é: 
                  1-Incorporação
                  2-Irradiar a energia da forma certa para beneficiar, e  para isso precisa de muitos elementos como velas, defumação, alimentos, ervas,  cristais, fumo e etc.
                  3-O conhecimento do mental e emocional das pessoas, e  como podem ajudar as pessoas na evolução espiritual delas, como Psicólogos  mesmo, mas atuando das formas que falamos, com conversas e energias, tanto no  centro, quanto no trabalho, na casa e etc. 
                  O centro é  um lugar mais equipado para fazer esse trabalho, tendo muitos recursos. 
2-Orixás
                  Os Orixás  são fontes vivas, irradiantes da energia divina, ou seja, das energias de Deus,  que nunca se esgota. 

                  No início do  processo da criação de tudo o que existe, Deus se dividiu em 64 Orixás, e se  formou todo novamente, pois ele é onipotente. 
                  Então  surgiram os Orixás do Amor, que são tanto Oxum como Oxumarê.
                  Todos  sabemos que Deus é amor, mas não sabemos que ele também é a evolução, a fé, a  geração, o conhecimento e etc. 

                  Então os  Orixás do conhecimento são Oxossi e Obá.
                  Já os Orixás  da Fé são Oxalá e Oiá, também conhecida como Logunã. 
                  Aqui no  mundo material, os Orixás mais atuantes são os:
                  1-Fé – Oxalá e Oiá
                  2-Amor – Oxum e Oxumaré
                  3-Conhecimento – Oxossi e Obá
                  4-Justiça – Xangô e Egunitá
                  5-Lei – Ogum e Iansã
                  6-Evolução – Obaluaiê e Nanã
                  7-Geração – Yemanjá e Obaluaiê
                  Assim se  forma o centenário divino. 

                  Existem  outros Orixás, ainda desconhecidos no Plano Material, mas à medida que a pessoa  progride no mundo espiritual, ela vai cada vez mais apara outras realidade que  existem mais divindades, dessas 64 que falamos.
                  As Sete  Linhas da Umbanda são essas: Fé, amor, conhecimento, justiça, lei, evolução e  geração.  
                  Ainda existe  outros Orixás, que sabemos que existem, que é o Orixá Exu e Pombagira, mas  muitos ainda são desconhecidos.
                  Cada Orixá  administra um tipo de energia em toda realidade, e a fonte dessas energias é o  interior de Deus, que é de onde eles ficam.

                  Além desses  64 Orixás maiores, eles foram se multiplicando infinitamente e criando mais e  mais Orixás, e muitos deles são incorporados nos centros de Umbanda por  médiuns. 
                  Os Orixás  quando incorporados trazem uma energia muito grande para beneficiar os seres,  que são as energias divinas. 
                  Existem  infinitos Orixás, e eles não tem forma humana, mas fazem todo um trabalho de  terem uma imagem humanizada, pois o fazem para ajudar a humanidade, então se  apresentaram como os Deuses Egípcios, ou Gregos, ou Romanos, ou Maias, ou  Astecas, ou Chineses, ou os Nórdicos, ou Africanos ou qualquer outro de uma  sociedade ou religião existente em nosso plante ou fora dele. 
                  Pois sim  meus irmãos, os Orixás são as divindades de todas as culturas, que sempre  beneficiam a humanidade com ela.

                  O que  acontece é que os Deuses sempre estiveram presentes em toda humanidade, sempre  ajudando, só que o Cristianismo, que tentou catequizar os índios e escravizou  os afrodescendentes, que tem como seu livro inquestionável a Bíblia, ou pelo  menos como aprendemos a ver assim, uma obra que possui a verdade que não deve  ser questionada, foi no capitulo que conta a história de Moises, um herói  bíblico, que disse que existe só um Deus verdadeiro e não outros. 

                  Porém de  acordo com Chico Xaviér, ou melhor, os espíritos que ele psicografava, contam  que o local de maior evolução espiritual era o Egito, onde nasciam as almas  mais elevadas. 
                  Assim sendo,  uma sociedade muito elevada escravizou um povo? 
                  Esse fato  Bíblico não era muito condizente com a evolução espiritual que teve na  antiguidade o povo egípcio, coisa que não é só o que Chico falava, mas  colaborava com todos o Esoterismo e outras religiões também. 
                  A Bíblia  teve muitos autores diferentes, como os Apóstolos de Cristo, e anteriores a  esse período também. 
                  O fato é que  o Cristianismo foi e muitas vezes ainda é uma religião dominante, onde é  perfeitamente compreensível que a Bíblia foi editada, e frente a erros que  presumimos que existiu, foi também alterada. Mas isso é algo inaceitável demais  nos dias de hoje. 
3-Magia e Rituais
                  A Umbanda é  uma religião altamente magistica e ritualística, então utiliza muitos elementos  materiais, para tanto deixar a energia divina mais densa, pois como vivemos em  um mundo extremamente denso, comparado ao divino e aos espirituais, precisamos  desse tipo de uso para que as energias divinas ou de entidades de grande  elevação espiritual consigam nos alcançar. 
                  Os mundos  espirituais quanto mais sutil é uma energia, mais ela é elevada.
                  Os espíritos  iluminados que se manifestam na Umbanda, como falamos acima, vivem no mundo  Celestial, que é muito sutil, outros ainda estão no mundo Búdico, que é mais  elevado, e outros no mundo Divino, que é a energia em estado extremamente  sutil. 

                  Como os  Orixás retiram a energia de Deus, é algo do mundo divino, muito, muito, muito  sutil. 
                  Então para  nos ajudar, as entidades e os Orixás usam o fumo, a defumação, os pontos  riscados, as músicas, que são mantras, os incensos, as velas, alimentos, os  cristais, as ervas, flores e etc., etc., etc.
                  Porém o uso  desses elementos não é unicamente usado pela Umbanda, mas por todas, ou quase  todas as religiões. 

                  A  manipulação de energias é chamado de magia, coisa que o Reiki, o Passe  Espirita, a Cura Pránica e etc. também usam, mas não se chama de magia. 
                  Assim a  religião como o Espiritismo Evangélico, não ficam sem recursos para ajudar quem  os frequente, pois eles têm preconceito, tanto com a magia como o uso de  elementos. 
                  A Umbanda  não faz sacrifícios de animais, pois ela não acredita que essa seja a única  maneira de utilizar a energia orixá, essa é uma crença do Candomblé, que é  muito misturada com a religião umbandista, então muitos centros fazem uso desse  recurso.  
                  Ajudar uma  casa de Umbanda não é uma tarefa muito fácil, pois além de manter um local  físico, com todo o cuidado e higiene, que dispõe de tempo e trabalho, também  existe o uso de elementos para ajudar as pessoas, que dá mais trabalho e  gastos, como fazer uma oferenda, comprar elementos e etc.
                  A Umbanda  tem muitos recursos para ajudar, coisas que as entidades aprendem em escolas do  mundo espiritual. 
                  É sempre  importante que um centro tenha esses recursos, pois com eles se ajuda muitos  encarnados, e muito mais os desencarnados, pois com cada pessoa, é comum que  estejam muitos espíritos perto delas. 

                  A magia na  Umbanda tem o objetivo de ajudar as pessoas e trazer uma energia para a  evolução espiritual delas, pois cada dificuldade, desconforto ou coisas ruins  que acontecem na vida, elas acontecem para trazer evolução espiritual, então em  nossa libertação karmica envolve nossa aprendizado. 
                  A Umbanda  utiliza os recursos necessários para tirar o que acontece de ruim na vida das  pessoas, assim como junto vem uma energia para trazer a evolução espiritual,  que é o que Deus mais presa do que tudo. 
                  Mas não é só  nossa dor que carece de aprendizado, muitas conquistas também, e precisamos,  também, de aprendizado para nossas conquistas. 
                  Ser feliz é  a meta, aumentar a felicidade é o objetivo.
                  A evolução  espiritual nos ajuda a ganharmos mais felicidade, pois felicidade é amor, são  os sentimentos bons que nos deixam bem, e eles aumentam ao infinito, pois para  a Umbanda, o progresso de nossa alma é eterno, e vamos cada vez estar mais  plenos, chegando ao êxtase e aumentando ele infinitamente, por isso para Deus  isso é o mais importante.
                  As entidades  da Umbanda, junto com os Orixás e Deus visam trazer essa evolução para os  seres, e cabe a cada um fazer por onde, para ela acontecer, para nos  libertarmos de nossos sofrimentos e termos as conquistas que tanto queremos ou  precisamos na vida. 
                  As religiões  trabalham a evolução espiritual das pessoas, e com a Umbanda não é diferente  disso. 
                  Cada momento  da vida exige um aprendizado, e a medida que vamos ter ele, é o que torna nossa  vida muito melhor. 
                  As entidades  que trabalham na Umbanda, que trabalham também em outras religiões, o fazem  para isso como meta principal, trazer a evolução espiritual dos ceres, e  podemos notar que elas utilizam elementos ou recursos que trazem energias, e  essas energias são usadas me nosso benefício. 
                  Muitas  religiões dizem que as flores e plantas em seus altares são para enfeitar, mas  não dizem que os espíritos utilizam a energia para beneficiar as pessoas,  inclusive trazer o progresso da alma. 
                  O progresso  da alma traz o progresso da vida. 
                  O sentido de  tudo é evoluir, então lembramos dos Orixás da evolução, Obaluaiê e Nanã, assim  como as divindades do amor, que na Umbanda chamamos de Oxum e Oxumarê, que  trabalham na nossa felicidade. 
                  Os médiuns e  cambonos são pessoas que sem eles as entidades não poderiam exercer suas  funções, então são importantes e valiosos para os espíritos, Orixás e Deus. 
                  Os médiuns  têm uma energia diferente da qual é possível utilizar.
                  Os Cambonos  têm a capacidade de aguentar muita energia, assim os espíritos carregam e  descarregam energias positivas neles. 
                  E aqui  frisamos que o importante é o Cambono prestar atenção na conversa da entidade,  assim como o médium de incorporação, pois além de ajudarem o consulente, também  aprendem para si mesmas coisas que podem usar de positivo na vida. 
                  A Umbanda é  assim, mas ela nos ajudando precisamos também nos ajudar, não é esperar a  entidade ou os Orixás fazerem todo o trabalho, mas precisamos seguir os  conselhos, caminhar para evoluir espiritualmente.
                  Existe uma  frase que gosto muito e é assim: Quando você dá um passo em direção a  espiritualidade, a espiritualidade dá mil passos em direção a você, mas você  precisa caminhar. 
                  Outra frase  que goste é: A Umbanda não faz milagres, mas ela desperta a fé, e a fé faz o  milagre. 
                  A Umbanda é  uma religião de caridade, e por isso de queima de karmas por trabalho no bem,  assim como de termos mais merecimentos de receber coisas positivas em nossas  vidas, trazendo a evolução espiritual sempre na atitude positiva. 
                  Além de  entrarmos em contato com seres maravilhosos que nos ajudam, que são as  entidades iluminadas. 
                  Fiquem com  luz
                  Seres de luz
                  (S. L. P.)
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook